quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Que ténis devo usar para correr?

Esta deve ser uma das perguntas que mais vezes me fazem, quando digo que costumo correr meias-maratonas, e essas coisas. Não há uma resposta simples e universal para esta dúvida. Depende muito de pessoa para pessoa, do tipo de pé, do tipo de corrida, do peso, dos objectivos, do terreno onde se vai correr e do dinheiro que se quer gastar.
Porque não consigo dar uma resposta universal, vou dar apenas algumas dicas, para que possam tomar as devidas precauções na hora de comprarem os ténis adequados.

Falemos do pé. Pessoas que têm o pé chato – como eu – devem usar uns ténis mais rígidos, que não forcem tanto a planta do pé. Os ténis muito maleáveis, com amortecedores por todo o lado, não são os mais aconselháveis.
Durante muito tempo, corri com uns Nike estilo King (imagem 1), que aguentaram milhares de quilómetros em passadeira e estrada. Agora, uso uns Mizuno (imagem 2), uma marca japonesa que descobri quando li o livro “Diário de um escritor enquanto corredor de fundo”, do Haruki Murakami, e um dos meus escritores preferidos, e que corre provas de iron-man (100 km) com os seus Mizuno.
Quer uns quer os outros são ténis muito estáveis, perfeitos para quem tem um arco do pé pouco pronunciado.

Quem não sofre deste problema, tem muito mais opções. A Nike e a Asics têm centenas de modelos muito bons. Recomendo os que estão mais abaixo (imagem 3 e imagem 4).

Falemos de preços. É um mito a ideia de que os ténis mais caros são os melhores. Até porque interessa saber se estamos a pagar por uma coisa que nos vai ser útil, ou se estamos apenas a pagar por uma coisa que é boa, sim senhor, mas não nos faz falta nenhuma. É como comprar um computador de 2 mil euros, para depois usar apenas o Word e a Internet. Para isso, há computadores de 300 euros que fazem bem o efeito. Com os ténis é igual. Não vale a pena irmos para um modelo igual ao do melhor corredor de maratonas do mundo, se depois vamos usar os ténis para fazer uma caminhada por semana.
Na relação qualidade/preço, uma vez mais, a Nike e a Asics têm coisas boas, mas a Adidas e a Reebok também têm ténis muito bons, e até mais baratos.
Não falo dos Mizuno porque não sei onde é que eles se vendem em Portugal – eu comprei os meus no Brasil.

Falemos de estilo. Deixemos de ser hipócritas: gostamos de ter uns ténis bonitos. É verdade. Até mesmo para ir treinar sozinhos. E a estética também se paga. Por isso, se tiverem de dar mais 10 euros por uns ténis que vos aquecem o coração, então, força nisso. A motivação e a injecção na auto-estima vão valer muito mais do que esses 10 euros.

Falemos de piso. Não utilizem em pisos de corta-mato os ténis que comprarem para correr na estrada, ou na passadeira. Há calçado apropriado para esse tipo de terreno. Se o fizeram, estão a estragar os ténis de estrada e correm o risco de se lesionarem, porque o terreno de corta-mato obriga o corpo a outro tipo de esforço nos pés, o que exige uns sapatos próprios, com mais protecções e uma sola menos flexível.

Falemos de durabilidade. Uns ténis não devem durar uma vida. Isso era no tempo dos nossos avós. “Toma lá estes ténis, filho, que custaram 12 contos, e por isso têm de te durar até te casares”. Isso já não existe. Os ténis de corrida devem ser usados enquanto estiverem em condições. Há quem diga que não devem fazer mais de 5 mil quilómetros, há quem aponte para os 7 mil. São contas difíceis de fazer, eu sei. Eu diria que assim que sentirem que a borracha da sola já está a descascar, a palmilha rasgada e o interior danificado, está na hora de trocar de ténis. O ideal é ter dois ou mais pares, e ir trocando.

Há uns anos corria com uns Nike assim

Agora corro com estes Mizuno, iguais aos do Murakami

Os novos Nike Lunarglide são quase perfeitos

Os Asics Gel enchem-me o coração (principalmente os amarelos fluorescentes)

17 comentários:

SRC disse...

Eu comprei há dias um Reebok Easytone para caminhar e estou muito satisfeita! São muito confortáveis e bonitinhos. E se efectivamente fizerem o que a Reebok diz :"Concebidos para ajudar a tonificar os principais músculos dos glúteos e pernas com cada passo", sou uma mulher feliz! Venham as caminhadas! :)

Filipe disse...

Eu aconselho normalmente nike porque se adaptam a quase todo o tipo de pé. Mizuno é excelente, mas é para pessoal mais batido e além disso são caras e dificeis de encontrar. As outras marcas conheço menos bem... As nike são de facto as que considero com melhor relação qualidade/adaptabilidade/preço.

Ricardo Martins Pereira disse...

Filipe, a Nike tem coisas muito boas, de facto. Mas não se agarrem ao primeiro par de ténis que vos pareça muito giro. Façam perguntas aos funcionários, pesquisem na net e tentem perceber se são os ténis adequados para o tipo de pé e de corrida que querem praticar. Há muitos modelos regulares, adaptáveis para vários tipos de pessoas e tipos de corrida. Mas informem-se bem. Uns bons ténis ajudam-nos a fazer boas corridas.

SRC: Esses Reebok só funcionam se, de facto, andares muitas vezes com ele. Por norma as pessoas acham que os ténis fazem tudo. Não. Eles só fazem o que nós os levarmos a fazer. :) Agora, é aparecer nas corridas na cidade e dar-lhes uso.

Filipe disse...

Ah, sem dúvida! Não comprem nada pelo aspecto! Ainda bem que me lembrou disso ;)
Levem um amigo que perceba do assunto ou perguntem aos funcionários, embora muitas vezes não haja pessoal especializado, o que é uma pena.

Andreia disse...

Excelente post, com informação muito útil. Eu tenho uns Mizuno Tempest, comprados na Decathlon (não em Pt, mas penso que devem existir também aí). Estou bastante satisfeita. Segui os conselhos deste site "http://www.calcadodesportivo.com". Também acho de extrema importancia comprar 1/2 números acima do que calçamos pois antes corria com uns tenis Nike running com o meu número de calçado habitual o que meu levou a ficar com as unhas dos dedos grandes negras. Boas corridas a todos!

SRC disse...

:) Ricardo,
eu apanhei um "virus" estranho há coisa de uma semana que me transformou! Nunca fui menina para descolar o rabo do sofá, andava de carro para todo o lado e o meu conceito de exercicio fisico consistia em "bater perna no shopping"... até que vi a luz (que é como quem diz, li o que a "pipoca" escreveu!ahahah) e decidi que estava na hora de mudar! Mesmo! Comprei os ténis, roupa "pipi" e todos os dias de manhã faço no minimo 1 hora de caminhada em passo acelerado!
Ontem fiz 8kms!!! Para quem NUNCA se mexia, acho que estou no bom caminho. :)
E sim, as Corridas na Cidade são uma excelente iniciativa e espero em breve conseguir juntar-me e correr convosco!

malandra disse...

Andreia, percebo-te!:(
Participei na última corrida e ainda me doiem os dedos!
São Asic, para gym e caminhar, ok...mas depois de correr, vi que o número não é o adequado!

Corridas Na Cidade disse...

src: se fazes uma hora de caminhada, estás pronta a juntar-te a nós no próximo domingo. Vais ver que companhia não custa nada. E pode ser que ainda tenhas uma surpresa...

malandra disse...

SRC...ai vais correr, vais...estes meninos não brincam em serviço! ehehehe

SRC disse...

Ahahah, pois "malandra", o meu medo é esse! Já percebi que isto é gente a quem não se pode dizer "vão andando que eu vou lá ter"! ;) (e ainda bem!)

malandra disse...

SRC, podes tratar-me por susana...malandra is my middle name...lololol:))))

SRC disse...

Combinado Susana! E já agora, o meu nome é Sandra :)

Mãe Babada disse...

Olá,

Eu comprei os RunRone da Reebok, o modelo que saiu agora em Fevereiro. Gosto imenso deles, e são superconfortáveis para corrida. Além de serem lindos!

Também comecei nestas lides há 3 semanas. E já não consigo parar!! Tou viciada!

Mãe Babada disse...

RunTone...sorry..enganei-me...lol

Zé Maria disse...

Eu tenho um dogma relativamente a ténis para correr: Asics. Já tive diversos modelos e acho-os excelentes, quer em conforto, quer em durabilidade, quer em performance (correr mais com o mesmo esforço). Actualmente corro com uns Asics Kayano, que mandei vir dos USA, por um preço muito acessível. Recomendo vivamente. Penso que uns ténis adequados são meio caminho andado para uma corrida agradável. O local onde se corre e a companhia são o outro meio caminho.

Paulo Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Silva disse...

Pode ver um artigo sobre a escolha do tenis mais adequado aqui:

http://calcadodesportivo.com/tenis-por-atividade/dicas-para-escolher-melhor-tenis-de-corrida