quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O primeiro dia

É esta Lisboa, a adormecer, que vamos encontrar domingo

Não foi hoje o primeiro dia em que corremos. Não foi sequer o primeiro dia em que falámos sobre Corridas Na Cidade. Esta ideia nasceu no Facebook, cresceu no Facebook, tornou-se realidade nas ruas de Lisboa e agora deu origem a este blogue.

Para quem só chegou a nós por aqui, vamos lá tratar de resumir a coisa. Corridas Na Cidade foi uma ideia maluca de gente que não gosta de ficar de braços cruzados à espera que as coisas aconteçam.
Todos achamos que Lisboa, tal como o Rio de Janeiro, ou Nova Iorque, deve ser uma cidade desportiva, com ruas coloridas de gente de ténis nos pés e phones nos ouvidos.
Todos achamos que quem mora nesta cidade não a conhece, de facto, porque vive no automóvel, nos estacionamentos e nos shoppings.
Mas também todos achamos que há muita gente que gostava de contrariar isto, e ir para a rua, correr, caminhar, fazer exercício.
Só que essas pessoas, muitas vezes, deixam-se desmotivar porque não têm companhia, porque não sabem para onde ir, porque têm medo de não aguentar o esforço.

Foi por isso que resolvemos criar este grupo. O Corridas Na Cidade quer levar as pessoas para a rua, quer levar as pessoas a conhecer as suas cidades em passeios a pé, ora a correr, ora a andar, dependendo da vontade e preparação física de cada um.

No dia 22 de Janeiro, os quatro malucos que pensaram nestas coisas juntaram-se e foram para a rua, às 9h45 da manhã, com 3 graus e um frio cortante.
Uma semana depois, voltámos a ser quatro, mas já tivemos uma nova aderente.
Dia 5 de Fevereiro, reunimos 17 pessoas na 3.ª Corrida Na Cidade, a primeira que já teve dois grupos, um de corredores, outro de caminhantes. Todos foram do Saldanha ao Castelo e voltaram ao ponto de partida, num total de 9 km. Havia corredores de maratonas e gente que não mexia um músculo há anos. No final, ninguém deixou de sorrir. As dores nas pernas já passaram, e todos já pensam na próxima corrida, marcada para domingo, 13 de Fevereiro.

Quem quiser juntar-se a nós, basta aparecer às 16h50 em frente à entrada principal da Gulbenkian, na Avenida de Berna. O destino é a esplanada da Graça, com passagem pelo miradouro da Senhora do Monte, que tem a vista mais bonita da cidade.

São todos bem-vindos.
Será o primeiro dia do resto das vossas vidas.

2 comentários:

Paula Tavares disse...

100% verdade! 100% muito bem surpreendida e agradada com esta iniciativa de "loucos" tão saudáveis! 100% satisfeita com as pequenas coincidências com que a vida nos contempla! Descobrir este grupo, por mero acaso, foi certamente uma das melhores coisas deste início (promissor) de ano...! Obrigada, Srs. "Corridas na Cidade"! Obrigada pela iniciativa e pelo ânimo, Ricardo!

Anónimo disse...

Meus Caros,

Este site está muito bem feito e a ideia é Excelente, só tem 1 problema: é altamente nocivo para a saúde andar a correr pelo meio de uma cidade com a poluição de Lisboa. Garanto-vos que é bem mais saudável ficar em casa no sofá.

Quem vos diz isto, para além de ser alguém com 20 anos de prática de medicina interna é 1 grande fã desta modalidade desportiva.

Saudações desportivas,
Rui Guedes