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sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Como nos devemos hidratar nas actividades físicas



Quando praticamos desporto o nosso organismo perde mais água do que aquela que consegue produzir. O mesmo também é válido para uma série de sais minerais (potássio e sódio entre outros).

Podemos considerar três momentos fundamentais: antes da actividade física, durante e após. Assim sendo, deixamos as seguintes considerações:
Antes da actividade: 
2-3 Horas antes: Devemos beber cerca de meio litro de água durante este período. Esta é uma base, sendo que, caso estejam habituados a correr, e consigam manter uma intensidade elevada, devemos beber um pouco mais: 0,75 litros.
Não o devemos fazer de forma seguida, mas sim ir bebendo ao longo de uma hora.

30 Minutos antes: Alguns estudos indicam que uma percentagem significativa de pessoas pode dar-se mal com ingestão de fluidos nesse período. Caso estejam habituados a beber água neste período, não se deve exceder os 0,25 litros.

Durante a actividade:
Durante o exercício físico devemos ir bebendo água a cada 10/15 minutos, sendo que não devemos exceder, a cada ingestão, 0,25 litros.
Após o exercício físico
Este é um período crítico, dado que é neste momento que devemos repor tanto a água como os sais minerais perdidos. Este aspecto é fundamental quer para uma recuperação mais rápida do esforço, quer para nova actividade física.
Assim sendo, após o esforço e até meia hora depois devemos ingerir 125 ml por cada 100g perdidas. De uma maneira geral, e tendo como base 1 hora de exercício, devemos ingerir 0,5 litros de água.

Água ou Bebidas Energéticas?

Os estudos nesta área têm sido consensuais evidenciando que as bebidas energéticas têm maiores vantagens, dado que estão preparadas para repor quer os electrólitos quer os níveis de água. Se tiverem a possibilidade financeira (nas grandes superfícies encontramos por valores na ordem de 1 euros cada meio litro) devem optar por este tipo de bebidas, quer durante o exercício (0,5 litro deverá ser suficiente para 45 a 1 hora de exercício), quer após a actividade (0,5 litros até meia hora após o final).
Um abraço a todos e bom exercício. 
Esperamos que vos seja útil.

1 comentário:

Filipe disse...

Cuidado com as bebidas energéticas: vejam os rótulos.
São importantes, pois ajudam a prevenir microfracturas e lesões musculares, mas algumas são hipercalóricas. Só há pouco tempo reparei que conforme a marcas (e mesmo dentro delas) há grandes diferenças no valor energético.
Nos sítios que frequento, costumam ser 2 euros, o que é bastante caro. Concordo com o autor! Mas se não tiveram possibilidade, optem pela aguinha que é sempre óptimo.